A organização do processo produtivo deve obedecer alguns pontos importantes, com atenção especial a adequação da matéria-prima principal que é a água pura, devidamente tratada segundo os preceitos legais requeridos pelos órgãos fiscalizadores, em especial a ANVISA.
No contexto geral a fabricação de gelo é bastante simples, conforme segue:
1. Gelo em Escamas
A água, após devidamente filtrada e tratada, entra pela máquina fabricadora de gelo em escamas. Na seqüência, quando o gelo fica pronto, a máquina acumula esse gelo produzido em um depósito específico na própria máquina. Desse ponto para frente o processo deverá ser o de pesar o gelo em escamas, acondicionar em embalagem plástica, lacrar e estocar em freezer ou câmara frigorífica.
2. Gelo em Cubos
A água, após devidamente filtrada e tratada, entra pela máquina fabricadora de gelo em cubos. Na seqüência, quando o gelo fica pronto, a máquina acumula esse gelo produzido em um depósito específico na própria máquina. Desse ponto para frente o processo deverá ser o de pesar o gelo em cubos, acondicionar em embalagem plástica adequada, lacrar e estocar em freezer ou câmara frigorífica.
3. Gelo em Barras
A água é colocada em formas especiais de 5 ou 10 Kg, que são mergulhadas em solução de cloreto de sódio ou álcool hidratado, a uma temperatura de –15ºC. Dez horas depois, o gelo está formado. Basta passar a forma em água corrente para que o gelo desprenda.
Fonte: SEBAE