O valor a ser investido num novo negócio envolve um conjunto de fatores, identificados ao longo do processo de instalação do empreendimento. O investimento para o início das atividades varia de acordo com o porte do empreendimento e os produtos e serviços que serão oferecidos.
Uma peixaria estabelecida em uma área de 50 m² exige um investimento inicial estimado de R$ 60 mil reais, a ser alocado nos seguintes itens:
1 – Investimentos fixos
1.1 – Máquinas e Equipamentos
Item | Valor Unitário |
Balcão refrigerado, freezer, geladeira, etc. | R$ 14.000,00 |
Balanças, etc. | R$ 2.000,00 |
1.2 – Equipamentos de Informática
Item | Valor Unitário |
Telefone, Computador e Impressora | R$ 3.000,00 |
1.3 – Móveis e Utensílios
Item | Valor Unitário |
Balcões, expositores, etc. | R$ 10.000,00 |
Mobiliário do Escritório | R$ 2.000,00 |
2 – Investimentos Pré-Operacionais
Item | Valor Unitário |
Reformas | R$ 12.000,00 |
Registro da empresa | R$ 2.000,00 |
3 – Investimentos Financeiros
Item | Valor Unitário | |
Capital de giro (2 meses de custeio fixo) | R$ 8.000,00 | |
Formação Estoque Inicial (2 meses) | R$ 7.000,00 | |
Investimento total (1+2+3) | R$ 60.000,00 |
Previsão de Faturamento
Faturamento mensal | R$ 40.000,00 |
* os itens descritos nas tabelas são exemplos que devem ser considerados, porém existem outros que devem ser também detalhados, para o seu negócio.
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***Os custos dos itens descritos na tabela são meras estimativas, pois estes dependem de tamanho do negócio, fornecedores, regiões do país, etc.
Antes de montar sua empresa, é fundamental que o empreendedor elabore um Plano de Negócios, onde os valores necessários à estruturação da empresa podem ser mais detalhados, em função: regionalidade, dificuldades financeiras, objetivos estabelecidos de retorno e alcance de mercado. O capital de giro necessário para os primeiros meses de funcionamento do negócio também deve ser considerado neste planejamento.
Nessa etapa, é indicado que o empreendedor procure o Sebrae para consultoria adequada ao seu negócio, levando em conta suas particularidades. O empreendedor também poderá basear-se nas orientações propostas por metodologias de modelagem de negócios, em que é possível analisar o mercado no qual estará inserido, mapeando o segmento de clientes, os atores com quem se relacionará, as atividades chave, as parcerias necessárias, sua estrutura de custos e fontes de receita.
Fonte: SEBRAE