Estrutura para montar uma Peixaria

A estrutura de uma peixaria deve ser contemplada com um projeto que atenda alguns critérios, como especificado em manual desenvolvido pela ABRAS Associação Brasileira de Supermercados e pela Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca:

Nas áreas de manipulação do pescado, os pisos, paredes e teto devem ser de cor clara, de materiais resistentes, impermeáveis e laváveis.

Fonte: Sea Food Brasil – http://seafoodbrasil.com.br/varejo-e-food-service-esquentam-15a-semana-peixe – 03 de setembro de 2018
As instalações devem dispor de água corrente. Os equipamentos, móveis e utensílios que entram em contato com alimentos devem ser de materiais que não transmitam substâncias tóxicas, odores, nem sabores a eles. Devem ser mantidos em adequado estado de conservação e resistentes à corrosão e a repetidas operações de limpeza e desinfecção.

A Peixaria deve contar com uma boa área de atendimento, onde são colocados os produtos para exposição através dos freezers, balcões frigoríficos, balcões, etc., além de um espaço para a câmara frigorífica, banheiro e uma área externa para colocação do lixo.

A alta perecibilidade de peixes e frutos do mar é um item que merece atenção especial, por isso a importância de se ter os equipamentos instalados em local adequado, que proporcionem a temperatura exigida para a manutenção da qualidade dos produtos.

É possível montar uma Peixaria em espaço de 50 m², devendo ter áreas pré-estabelecidas para a recepção, seleção do pescado, armazenagem, lavagem/limpeza, resfriamento, venda, etc.

O layout da loja deve ser bem planejado, dividindo-se os produtos entre vários balcões, por exemplo: de peixe inteiro, de filés e postas, de crustáceos e moluscos e de congelados.

Entidade e redes supermercadistas dão capilaridade a ações de estímulo ao consumo de pescado. Estrutura de uma peixaria dentro do supermercado.

Fonte: SEBRAE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Em que posso ajudar?
Olá,
podemos ajudar?