Mercado para montar uma fábrica de gelo

Como em todos os segmentos de Mercado, o empreendedor deverá avaliar bem as possibilidades inerentes ao novo negócio, que passa pelo conhecimento do Mercado consumidor, área de instalação e comercialização de seus produtos, aliado a uma refinada avaliação do potencial de sua provável clientela.

Baseado nisso consegue-se ter uma visão mais ampla do segmento de uma Fábrica de Gelo, principalmente para a avaliação da concorrência em especial os grandes fabricantes, seja de gelo mineral ou comum.

O Mercado oferece condições de inserção de novos empreendimentos. Será necessário realizar uma rigorosa avaliação das condições e possibilidades do crescimento de seu negócio em comparação às marcas já existentes em sua região. Um dos pontos primordiais a ser avaliado será o valor do investimento inicial, aliado ao tempo de retorno, e o custo de comercialização do produto.

Esse segmento de Mercado tem a demanda sazonal, ou seja, o consumo forte em determinadas épocas do ano (verão) e em outras nem tanto (inverno). Assim o empreendedor deverá avaliar criteriosamente esses picos de consumo, para que não tenha surpresas ou sobressaltos de expectativa ou mesmo desespero com o empreendimento montado.

Não existem dados específicos acerca do Mercado de Fábrica de Gelo. A presente pesquisa não encontrou informações sobre a quantidade de fábricas instaladas no Brasil ou volume de vendas anual.

Oportunidades e Ameaças

As oportunidades de negócios são definidas pelas possibilidades de bons resultados que o empreendedor vislumbra ao implantar um novo empreendimento. O conhecimento real das possibilidades de sucesso somente será possível através de pesquisa de Mercado.

Uma pesquisa não precisa ser sofisticada, dispendiosa – em termos financeiros – ou complexa. Ela pode ser elaborada de forma simplificada e aplicada pelo próprio empresário, para estudar a concorrência já instalada, o tipo de público predominante na região em termos de capacidade aquisitiva, a cultura e as expectativas que as pessoas têm em relação a uma Fábrica de Gelo.

Também é importante pesquisar o padrão de qualidade ofertado e os preços praticados pelos concorrentes, tanto em produtos quanto em serviços e atendimento. É muito grande o risco de abrir as portas sem conhecimento do Mercado concorrente e consumidor.

Uma grande oportunidade de Mercado, pode ser a localização da fábrica em centros de área pesqueira, desde que seja pesquisado a necessidade do serviço.

As ameaças são representadas por todas as possibilidades de insucesso que o futuro empresário pode identificar para o novo negócio. A realização da pesquisa fornece subsídios para a previsão de dificuldades que poderão aparecer pelo caminho.

Algumas ameaças e oportunidades desta atividade empresarial merecem destaque:

Ameaças:

Como se trata de um produto barato é necessário grande volume de vendas para compensar os Custos e gerar lucro satisfatório.

Oportunidades:
Parcerias com buffets para fornecimento de gelo para Eventos.
Parceria com empresas de organização de Eventos.

Fonte: SEBRAE

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