A gestão de estoques no varejo é a procura do constante equilíbrio entre a oferta e a demanda. Este equilíbrio deve ser sistematicamente aferido através de, entre outros, os seguintes importantes indicadores de desempenho:
o giro dos estoques é um indicador do número de vezes em que o capital investido em estoques é recuperado através das vendas. Usualmente é medido em base anual e tem a característica de representar o que aconteceu no passado.
Quanto maior for a freqüência de entregas dos fornecedores, logicamente em menores lotes, maior será o índice de giro dos estoques, também chamado de índice de rotação de estoques. Cobertura dos estoques: o índice de cobertura dos estoques é a indicação do período de tempo que o estoque, em determinado momento, consegue cobrir as vendas futuras, sem que haja suprimento.
O indicador de nível de serviço ao cliente para o ambiente do varejo de pronta entrega, isto é, aquele segmento de negócio em que o cliente quer receber a mercadoria, ou serviço, imediatamente após a escolha; demonstra o número de oportunidades de venda que podem ter sido perdidas, pelo fato de não existir a mercadoria em estoque ou não se poder executar o serviço com prontidão.
Portanto, o estoque dos produtos deve ser mínimo, visando gerar o menor impacto na alocação de capital de giro. O estoque mínimo deve ser calculado levando-se em conta o número de dias entre o pedido de compra e a entrega dos produtos na sede da empresa.O empresário deve estar atento à qualidade da água utilizada, visto que, se trata de uma matéria-prima imprescindível.
A água precisa ser devidamente tratada, filtrada, visando atingir os patamares requeridos pela legislação inerente a produção de gelo.
O gelo produzido para ingestão deverá ser preparado, segundo os parâmetros microbiológicos, químicos e radioativos que atendam à Norma de Qualidade de Água para Consumo Humano. O Ministério da Saúde disponibiliza a Norma de qualidade para o consumo Humano em seu portal http://portalsaude.saude.gov.br/.
Fonte: SEBRAE