A dimensão do empreendimento é uma decisão do empresário, entretanto, sugere-se uma área mínima de 50m² para estruturar uma Fábrica de Gelo. O espaço deve ser bem planejado para não atrapalhar o fluxo de atividades e ainda proporcionar boa iluminação e ventilação.
A estrutura deverá contemplar:
1. Área destinada à fabricação de gelo em cubos;
2. Área de fabricação de gelo em barras;
3. Área de fabricação de gelo em escamas;
4. Setor de embalagem;
5. Área para as câmaras frias – armazenamento;
6. Área para carga e descarga;
7. Expedição e escritório.
8. Instalações sanitárias.
Uma Fábrica de Gelo precisa de profissionais que exerçam as funções de administrador, encarregado de fabricação de gelo, representante comercial e motorista.
É possível terceirizar o serviço de motorista. O empreendedor de avaliar o custo / benefício da terceirização. Para amenizar os custos iniciais com folha de pagamento, convém optar pela contratação de uma equipe enxuta. É possível começar com quatro pessoas sendo o Empresário e mais 3 funcionários, desde que os quatro profissionais reúnam as competências necessárias para tocar o empreendimento:
Administrador
Encarregado de fabricação do gelo
Motorista
Representante Comercial
A Lei Federal nº 4.886/65 disciplina a atividade de representação comercial e estabelece a não existência de relação empregatícia entre representante e empresário. A relação com o representante comercial é estabelecida por meio de contrato, onde pode se estabelecer compromisso de exclusividade ou não. A capacitação de profissionais deste ramo de negócio deve estar direcionada para o desenvolvimento das competências citadas acima.
Os funcionários responsáveis pela fabricação e transporte do gelo deverão ser orientados quanto ao uso de Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s. O controle sobre o uso desses equipamentos deve ser rígido, de forma a prevenir acidentes.
Os níveis salariais básicos são definidos pelos sindicatos de cada região e categoria, a partir daí o empresário deverá manter políticas que remunerem adequadamente os empregados, considerando-se os níveis de competências pessoais.
Recomenda-se a adoção de uma política de retenção de pessoal, oferecendo incentivos e benefícios de natureza financeiros ou outros. Assim, a empresa poderá diminuir os níveis de rotatividade e obter vantagens como a criação de vínculo entre funcionários e clientes e ainda a diminuição de custos com:
O(s) proprietário(s) do negócio deverá estar presente em todas as operações da empresa, acompanhando a linha de fabricação de gelo, e a gestão administrativo-financeira da empresa.