Para manter-se competitivo um negócio precisa oferecer diferenciais que o torne mais atrativo que seus concorrentes. Agregar valor é oferecer o inesperado ao cliente; ir além da obrigação; oferecer mais e melhor e o que ninguém ainda ofereceu.
Nesse ramo, existem algumas possibilidades de agregar valor e diversificar, dependendo apenas da iniciativa e criatividade do empreendedor como, por exemplo:
Ampliar os canais de distribuição: montar um ponto comercial para vendas diretas ao consumidor; Vender pela internet, tanto para clientes pessoa física quanto para outras empresas.
Investir no consumo inteligente de água, eliminando desperdícios: com a tendência mundial de preservação ambiental, o empreendedor deverá inserir-se nesse mercado visando à valorização dos recursos naturais;
Diversificar o mix de produtos investindo na produção do chamado “gelo ecológico”.
A qualidade no atendimento ao cliente é um aspecto importante que ser observado. Produtos com bem embalados e acondicionados, entregas no prazo, influenciam muito na satisfação dos clientes. Ao oferecer um atendimento de qualidade, a empresa cria um diferencial, constrói um relacionamento de confiança e torna inconveniente a migração do cliente para um concorrente.
Fonte: SEBRAE