Canais de Distribuição de uma Fábrica de Gelo

O principal canal de distribuição de uma Fábrica de Gelo é a venda indireta, na qual um representante comercial faz o contato com os clientes e repassa os pedidos à fábrica. Comumente o representante comercial não tem vínculo empregatício com a fábrica e recebe comissão por pedidos vendidos. Mas a decisão de contratar é do empresário.

Além da forma indireta de distribuição, a fábrica de gelo também poderá atuar como ponto de venda direta, tanto em seu próprio local de fabricação atendendo pessoalmente, por telefone efetuando entregas em domicílio ou ate mesmo vendas por aplicativos como WhatsApp.

A formação dos canais de distribuição exigirá do proprietário da fábrica de gelo um esforço bastante expressivo para abrir novos pontos de vendas para seu empreendimento, sendo necessário inclusive investimento nessa área,por exemplo a “oferta de bônus” para os proprietários dos possíveis pontos de vendas. Sugerimos também a disponibilização de freezeres estilizados com a marca da fábrica de gelo para instalação nos pontos de vendas como forma de propaganda.

O pagamento de “bônus” ou mesmo a disponibilização de freezeres nos pontos de vendas irá depender de negociações fortes e diretas, dependendo principalmente da capacidade de investimento e produção do empreendedor.

Independentemente do canal de distribuição adotado, o sucesso de um negócio depende, principalmente, da capacidade de percepção de oportunidade do empreendedor e da sua agilidade para adaptar seus canais de distribuição, aproveitando tendências e criando novas formas de fazer sua empresa ser conhecida por seus clientes.

Fonte: SEBRAE

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