Você por acaso sabe qual a diferença entre Câmara Frigorífica e Túnel de Congelamento? Pois, sabia que muitas pessoas possuem dúvidas sobre o assunto.
Entender o que diferencia uma da outra é bastante importante, pois cada uma permite um tipo diferenciado processo para diversos tipos de produtos diferentes.
Um ponto importante antes de se considerar um aprofundamento nesse entendimento é que a escolha do tipo do perfil de refrigeração deve ser sempre pautada nas necessidades da sua empresa.
Além disso, prezar pela qualidade de seus produtos é uma forma de atrair sempre novos clientes para a sua empresa, garantindo que suas vendas sejam cada vez mais eficientes e lucratividades.
Com isso em mente, ficará mais fácil saber quais os tipos de refrigeração poderão ser atribuídos aos seus produtos, e assim conquistar ainda mais espaço junto ao seu nicho de mercado.
Para tanto, no decorrer desse artigo, você terá a oportunidade de saber de fato qual a principal diferença entre Câmara Frigorífica e Túnel de Congelamento e entender como manter seus produtos com ampla qualidade sempre! Confira!
Diferença entre Câmara Frigorífica e Túnel de Congelamento – entendendo melhor as atribuições de cada um.
Em geral, as câmaras frigoríficas são projetas com o objetivo de se poder otimizar ainda mais o armazenamento refrigerado, sempre levando como foco central as propriedades provenientes de cada produto especifico!
Já o túnel de congelamento consiste em um artificio de “passagem”, ou seja, basicamente ele é usado para que o produto possa ser congelado de forma muito mais ágil.
Isso quer dizer que após um processo de congelamento extremamente rápido e eficiente junto ao túnel de congelamento, o produto deverá ser armazenado em uma câmera frigorifica .
Ou seja, o túnel de congelamento é fundamental para empresas que trabalhem com produtos como o açaí, por exemplo, pois esse equipamento permitem que seja feito um congelamento bem mais rápido, de forma a se manter todas as propriedades do produto e excelência.
Em suma, o túnel de congelamento é um passo antecessor ao deslocamento do produto para a câmara frigorífica e pode ajudar a compor um grande diferencial na qualidade acerca dos produtos do seu negócio!
Na indústria de alimentos, essa forma de redução de temperatura é fundamental para preservar suas características nutricionais originais.
Além disso, o congelamento rápido evita a proliferação de bactérias e aumenta a vida útil do alimento.
Entre as necessidades capazes de serem solucionadas, destacam-se:
Embora destinado a uma diversidade de alimentos, seu uso é comum no congelamento de pães, carnes, sorvetes, legumes e salgados.
Vale salientar que a temperatura de armazenamento também poderá ser responsável por definir qual será a espessura proveniente aos painéis que deverão ser usados ainda no processo de montagem do equipamento (câmera frigorifica).
No caso da câmera de congelamento, é preciso ainda contar com uma maior isolação se comparado à câmera frigorifica – isso se dá principalmente em decorrência da temperatura inferior à 0º C.
Fonte: RR Refrigeração