A função do Rack para a Câmara Frigorífica

Muitos negócios precisam montar câmaras frigoríficas para armazenar produtos, por longas datas e isso exige equipamentos que sejam totalmente garantidos para essa função, para que não possa trazer algum tipo de problema e prejuízos no futuro. Uma das recomendações para todas instalações de câmaras frigoríficas, é a utilização do Rack, para que possa ter o controle de diversos comando úteis para o funcionamento eficaz da câmara frigorífica. 

Esse equipamento é necessário para grandes instalações, como supermercado e grandes frigoríficos, mas também pode ser usado em outros tipos de ambientes climatizados, para que possa auxiliar e manter a qualidade da refrigeração. Os rack são responsáveis por  oferecer uma segurança a mais e assim evitando que problemas comuns possam acontecer por falta de controle da temperatura. 

Geralmente, os racks para câmaras frigoríficas são montados sobre uma base comum, com: compressor(es) tanque de líquido e condensador, acrescido de componentes auxiliares como filtro secador, visor de líquido, registros e válvulas para controle, pressostatos para comando e controle, além do próprio circuito de interligação de refrigeração, acrescido de um quadro elétrico que irá receber e interligar o circuito elétrico.

O tamanho da instalação frigorífica como um todo é que irá determinar o rack mais adequado. Existe uma diferenciação básica quanto ao condensador do rack: se for feita opção pela condensação a ar, geralmente o condensador já estará montado no próprio rack, com os ventiladores e circuitos correspondentes (frigorífico e elétrico). Se a opção for por condensação a água, o condensador poderá ser o “shell and tube” – casco e tubo, ou um “a placas”, que fará a primeira troca térmica com um fluido secundário, que será bombeado para uma torre de arrefecimento, para a troca térmica com o ar.

Para regiões muito quentes, a condensação a água deve ser adequadamente considerada, pois a condição de trabalho dos equipamentos nestas circunstâncias se torna muito mais vantajosa, tanto por permitir temperaturas mais baixas de condensação, quanto por uma melhor performance do(s) compressor(es).

CUSTOMIZAÇÃO DE RACKS PARA CÂMARAS FRIGORÍFICAS

Os racks para câmaras frigoríficas são estruturas compactas em que todo o sistema frigorífico é montado. Eles podem ser muito versáteis para atender a vários regimes de operação e podem ser instalados em várias configurações, sendo portanto equipamentos fabricados sob encomenda.

Dependendo dos requisitos do projeto de instalação de racks para câmaras frigoríficas, poderão existir inúmeras variáveis a considerar, para que resulte em um produto customizado e otimizado que melhor atenda à necessidade do cliente.

Um serviço de qualidade, de implementação de racks para câmaras frigoríficas, fornecerá todos os materiais, equipamentos e componentes com certificados e deverá seguir todas as normas técnicas e regulamentações de segurança do segmento, garantindo assim o máximo de qualidade e segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Em que posso ajudar?
Olá,
podemos ajudar?