Localização para o Negócio de Alimentos Congelados

No momento da escolha do ponto para localização da empresa deve-se primeiramente levantar a questão de como pretende ser sua configuração perante o mercado: se somente atuar através de uma fábrica com vendas por distribuidores e atacado, por exemplo, ou se contará ainda com um ponto comercial próprio para comercializar seus produtos.

No caso da atuação da empresa ser através de uma fábrica com vendas para distribuidores e atacado, a região de localização da fábrica de alimentos congelados deve priorizar a escolha por regiões periféricas aos municípios, as quais normalmente apresentam opções de compra ou aluguel de espaço de custo mais baixo do que em bairros residenciais e comerciais. Neste caso, não há necessidade de se localizar próximo ao mercado consumidor, mas se deve atentar à escolha por um local que tenha fácil acesso rodoviário para a chegada de fornecedores e transporte de mercadorias.

A localização da fábrica de alimentos congelados deve se atentar para as questões de autorização de instalação e aspectos relacionados a tratamento de resíduos.

Caso a fábrica opte por possuir um ponto comercial separado da unidade de produção, para que os produtos possam ser comercializados, deve-se dar preferência para instalação em zonas de grande concentração de pessoas, localizada estrategicamente no caminho de volta do trabalho para casa das pessoas, por exemplo. A escolha por bairros que tenham população residente e trabalhadores locais com o perfil que se pretende atingir e a observância da concorrência do local são outros fatores que podem acarretar em maior sucesso do empreendimento.

Algumas especificidades do imóvel devem ser observadas:

• As atividades a serem desenvolvidas no local devem respeitar o Plano Diretor do Município;

• A planta do imóvel deve estar aprovada pela Prefeitura do município;

• Custos de aquisição ou aluguel, impostos, taxas, assim como os custos para adaptar o imóvel para a realização de atividades de fabricação de alimentos congelados;

• Os pagamentos das taxas e impostos do imóvel em dia;

• O imóvel atende às necessidades operacionais referentes à localização, capacidade de instalação do negócio, possibilidade de expansão, características da vizinhança e disponibilidade dos serviços de água, luz, esgoto, telefone e internet.

• O ponto é de fácil acesso, possui estacionamento para veículos, local para carga e descarga de mercadorias e conta com serviços de transporte coletivo nas redondezas.

• O que a legislação local determina sobre o licenciamento das placas de sinalização e das questões ambientais.

• A escolha de local para a localização da empresa deve levar em consideração as questões de sustentabilidade cultural, através da observância do perfil do bairro ou da região em que se pretende instalar. Após a escolha do local, devem-se pesquisar as iniciativas ecológicas realizadas no bairro para se inserir no programa.

Fonte: SEBRAE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Em que posso ajudar?
Olá,
podemos ajudar?