A depender do porte da empresa, da capacidade produtiva e do canal de distribuição escolhido para atingir seu público alvo, diferentes são as formas de divulgação dos produtos da empresa.
No caso de distribuição através de venda direta em estabelecimento próprio ou através de comerciantes “de bairro” a pequena fábrica de alimentos congelados poderá se utilizar de panfletos a serem distribuídos de forma dirigida, em locais de grande circulação de pessoas próximos ao seu estabelecimento e ao comércio que possui seus produtos para venda, ou ainda entregues em escritórios e residências.
Caso opte por atender restaurantes, lanchonetes e bares, a empresa pode realizar publicações em revistas dirigidas ao setor, prospectar seus clientes através de telefonemas, emails e visitas a estes estabelecimentos, enviar amostras de seus produtos, ou até mesmo oferecer soluções de alimentos congelados personalizados para a necessidade do estabelecimento, não sendo necessários grandes esforços em divulgação para o consumidor final, ou seja, o cliente destes locais, já que os produtos da empresa servirão como insumos para o oferecido pelos restaurantes, lanchonetes e bares.
Para atendimento a mercados e supermercados, a empresa deve possuir uma capacidade produtiva importante pela demanda por grandes quantidades, e caso se configure desta maneira, a divulgação deve ser voltada principalmente ao consumidor final, através de degustações nos estabelecimentos e iniciativas de marketing em outdoor, revistas, jornais, televisão e inserção da empresa em redes sociais.
Independentemente do porte e do canal de distribuição que pretende utilizar, é indispensável para a empresa que possua um site na internet para identificação institucional e divulgação de produtos, o qual deve constar em listagens de sites de busca gerais e específicos para o ramo de alimentação.
As alternativas disponíveis para uma empresa do ramo de divulgação “sustentáveis” giram principalmente em torno do marketing por internet, através de site próprio, perfis para comunicação e promoções em redes sociais e e-mail marketing, por exemplo, que se configuram como maneiras de baixo custo, não poluentes e que consegue atingir como poucos outros meios um grande contingencial de pessoas.
E nunca esquecer que nesta atividade a propaganda boca a boca vale muito.
E nesta linha, divulgação dos produtos por digital influencers, principalmente aqueles(as) que seguem a linha fitness e de alimentação saudável e que possuem muitos seguidores, pode ser muito eficaz.