Canais de Distribuição para Alimentos Congelados

Diferentes canais de distribuição e venda podem ser utilizados para inserção no mercado de um produtor de alimentos congelados, cuja escolha irá variar de acordo com as estratégias traçadas pelo empreendedor, porte e capacidade produtiva da empresa.

Uma fábrica de alimentos congelados de pequeno porte pode optar por distribuir seus produtos através de venda direta em estabelecimento próprio, realização de entrega a domicílio ou ainda pela internet (sites e redes sociais). Esta configuração mostra-se viável aos iniciantes, pois não demanda uma quantidade elevada de produção e não incorre em altos custos de operação.

No caso de maior variedade de produtos oferecidos e maior capacidade produtiva, pode-se utilizar de restaurantes, comerciantes “de bairro”, lojas de produtos naturais e lanchonetes como canal de distribuição, o que gera maiores custos com operação, principalmente com logística de distribuição e investimentos para aumento da produção.

Para atendimento a mercados e supermercados, a empresa deve contar com uma capacidade produtiva elevada, que possa sustentar a alta e exigente demanda dos consumidores, já que a concorrência serão as grandes corporações do mercado, que possuem alta capacidade produtiva, grande variedade de produtos e preços baixos. Além disso, os custos com marketing crescem exponencialmente à medida que, além dos valores desembolsados para entrar em grandes redes varejistas, deve-se investir também na promoção dos produtos para cativar o consumidor final destes estabelecimentos e no valor agregado do produto.

Fonte: SEBRAE

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