A refrigeração comercial vem ganhando cada vez mais destaque no mercado, oferecendo soluções inéditas, principalmente relacionadas ao armazenamento e estocagem de alimentos.
Isso se deve, aos novos hábitos de consumo dos brasileiros, que buscam mais praticidade para a vida corrida do dia-a-dia. A busca por alimentos pré-preparados e até mesmo, a necessidade de congelamento dos alimentos para serem utilizados no decorrer da semana.
Para os empresários, este é um cenário de grandes oportunidades. Por exemplo, para abrir uma padaria, você precisará de equipamentos específicos para estocagem dos alimentos e também para a refrigeração do ambiente.
Essa é uma necessidade de diversos segmentos, não apenas o da panificação. Todos os setores podem se beneficiar com o uso da refrigeração comercial e se destacar no mercado.
Neste artigo, você saberá sobre a refrigeração comercial e como utilizá-la a seu favor.
Também chamada de frio alimentar, a refrigeração comercial é o processo de redução da temperatura de um corpo ou espaço.
No caso da climatização, o objetivo é manter a atmosfera do ambiente agradável. Por isso, os refrigeradores possuem temperaturas positivas de 1ºC a 10ºC e os freezers, têm temperaturas que variam entre -10ºC a -22ºC.
Para que o processo de refrigeração ocorra, são necessários os seguintes elementos:
O sistema chamado refrigeração por compressão acontece através da circulação do fluido refrigerante nos demais componentes, como um circuito. Assim, ele absorve o calor e o dissipa para outro local a partir da energia elétrica.
Outra característica importante quando queremos entender o que é refrigeração comercial: a presença de um motor interno ou externo.
O sistema de refrigeração comercial é importante onde é preciso ter um número grande de produtos estocados. Por isso, seria necessária uma logística muito grande para fazer este procedimento diariamente. Por isso, a refrigeração comercial veio para oferecer soluções que otimizem o trabalho, e assim, melhorem a produtividade dos colaboradores.
Além disso, existem alimentos que precisam ser armazenados em temperaturas específicas e necessitam, por exemplo, de uma câmara fria. Com um equipamento assim, é possível oferecer uma variedade maior de produtos para o consumidor final e garantir o armazenamento correto dos produtos.
Ao investir num equipamento de refrigeração comercial mais sofisticado, o empresário consegue sair da zona de conforto. Assim, ele oferece mais opções de alimentos para os consumidores e aumenta o faturamento da empresa.
As principais vantagens são inúmeras, mas vamos citar as principais:
Cada equipamento tem a sua devida aplicação, por isso, é necessário entender para que e onde esses equipamentos serão utilizados.
Existem equipamentos que ficam expostos para o público. Já outros, ficam na sessão de exposição. Cada um tem a sua função, e por isso, é necessário analisar qual a real necessidade do seu negócio antes de adquirir quaisquer equipamentos de refrigeração comercial.
Sendo assim, escolha os equipamentos que atendem temperaturas de acordo com cada produto e, de preferência, com portas que não sejam de vidro, pois a luminosidade também é um fator importante na conservação do alimento, principalmente das carnes.
Para a exposição de cervejas, o ideal são cervejeiras. Pode parecer óbvio, mas esses equipamentos alcançam a temperatura necessária para mantê-la ideal, entre -6°C e 1°C. Outro refrigerador ou freezer pode congelar a cerveja ou mantê-la quente.
Existem equipamentos que estão em constante funcionamento, como é o caso dos expositores frigoríficos. Por isso, necessitam de manutenção constante.
A manutenção adequada dos equipamentos deve ser feita com a periodicidade necessária, no entanto, não espere que o equipamento apresente defeitos para solicitar uma manutenção. Ao invés disso, realize a manutenção preventiva, para que você não tome nenhum susto, não tenha que parar a sua operação e não precise substituir um equipamento.
Procure uma empresa de prestação de serviços de manutenção comercial e estabeleça um contrato frequente para suas manutenções. Atenção nas indicações do fabricante para a utilizar os equipamentos corretamente. Além disso, mantenha a documentação, os registros de manutenção e os reparos em dia, para evitar surpresas desagradáveis.
Por fim, conte sempre com a ajuda da tecnologia para otimizar o processo de manutenção dos equipamentos da sua empresa.
Fonte: Auvo