Unidade Condensadora de Câmara Frigorífica

A unidade condensadora compreende o conjunto compressor condensador e no caso dos modelos Coldex-Frigor como o do laboratório de refrigeração de RAC outros acessórios.

Sabemos que o desempenho do compressor e do condensador são afetados pela temperatura de evaporação e pela temperatura de condensação, que irão definir pressões de condensação e evaporação correspondentes, você pode determinar estas pressões no diagrama p-h do refrigerante.

Para o caso dos condensadores resfriados a ar, a capacidade da unidade condensadora é função direta da temperatura de bulbo seco do ar ambiente. Assim teremos que definir os seguintes parâmetros para selecionarmos a unidade condensadora mais adequada:

Obs: quando selecionamos a unidade condensadora em separado do compressor devemos considerar a capacidade do condensador como igual a carga térmica calculada mais o calor ganho no compressor. Para compressores abertos a capacidade do condensador deve ser cerca de 30 % maior do que a capacidade do evaporador

Capacidade do condensador = capacidade do evaporador + ganho de calor no compressor Através das variáveis obtidas devemos selecionar o equipamento nas tabelas de seleção do manual do fabricante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Em que posso ajudar?
Olá,
podemos ajudar?