Tipos e funções da porta de câmara frigorífica

Um dos elementos mais importantes para o funcionamento correto e eficiente de qualquer tipo de câmara fria ou frigorífica é a porta. Fabricada em medidas padronizadas ou sob medida, elas precisam demonstrar resistência, segurança, durabilidade e eficácia no isolamento.

De modo geral, a porta para câmara frigorífica precisa ser fabricada com revestimento de aço galvanizado que recebe um tratamento para aumentar a sua resistência à oxidação e facilita a sua pintura. Esta é quase sempre feita na cor branca.

Resumidamente, é possível definir a porta para câmara frigorífica em giratória ou de correr. A porta giratória é fixada por meio de dobradiças metálicas padronizadas e reforçadas. Já a porta de correr funciona por meio de um trilho que permite o seu deslizamento.

De qualquer forma, a porta para câmara frigorífica precisa obedecer a alguns critérios importantes para o seu funcionamento como um núcleo isolante determinado pelas normas da ABNT, vedações em borracha EPDM, parafusos em aço inox, entre outros. Também é possível que, de acordo com cada projeto, a porta para câmara frigorífica tenha diversas características opcionais. Dentre elas, estão soleiras para embutir produtos congelados, chapas de proteção, janelas de inspeção, além de sistemas de
cadeados e sistemas de aquecimento no batente, especialmente importante em câmaras de baixa temperatura, em que a formação de gelo impede a abertura da porta.

É no batente da porta que deve ser fixado sensor de abertura de porta, geralmente um sensor de fim de curso mecânico posicionado de maneira estratégica. Este sensor é responsável pelo acionamento da iluminação interna, mas também pode ativar outros equipamentos, como uma cortina de ar, aviso sonoro, etc… É importante que haja uma maneira clara de identificar se existem funcionários dentro da câmara, e, sempre que possível deve ser disponibilizada forma de abertura interna, hipotermia, morte e asfixia são riscos se não forem tomadas estas providencias.

Alguns modelos de porta giratória possuem painel acoplado, facilitando a montagem da câmara já que não exige o corte e montagem da desta. Nestes casos especificamente, é necessário que os painéis e a porta sejam do mesmo fabricante, nos demais casos é possível verificar se os componentes de fabricantes diferentes são compatíveis.

A escolha das portas deve levar em conta a aplicação, utilizando espessura semelhante a das paredes. A escolha entre portas de correr ou giratórias é feita de acordo com a necessidade. Portas de correr, em sua
maioria, apresentam maior vão de abertura, mas exigem que a extensão da parede em que são instaladas possua ao menos o dobro da largura da porta escolhida e possuem custo mais elevado em relação as portas giratórias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Em que posso ajudar?
Olá,
podemos ajudar?