A seguir está uma análise de alguns dos aspectos mais importantes da manutenção adequada de refrigeradores comerciais:
As unidades de refrigeração comercial são um investimento empresarial. Como essas unidades custam milhares de dólares, mantê-las em funcionamento é uma necessidade para evitar substituições e novas instalações caras e demoradas. Para manter um refrigerador comercial funcionando como deveria, é importante implementar uma manutenção regular. Muitos proprietários de empresas podem realizar algumas dessas tarefas sozinhos, enquanto outras são mais complicadas e requerem a ajuda de um mecânico de refrigeração comercial profissional.
Para garantir que a unidade funcione como deveria, ela deve ser instalada corretamente e colocada de forma que os ventiladores não sejam cobertos. A instalação ou colocação inadequada pode levar ao fracasso, mesmo com manutenção regular. Leia nosso post anterior sobre a melhor colocação de uma vitrine refrigerada aberta.
Pelo menos a cada três meses, a unidade deve ser inspecionada visualmente para ver se há algum problema visível. Existem poças de água dentro ou ao redor da unidade? Há gelo acumulado ou o ventilador não está girando corretamente? Nesse caso, qualquer um desses problemas precisará ser inspecionado por um profissional.
Outras partes da unidade que devem ser inspecionadas incluem a bobina do condensador e as lâminas, bem como a fiação elétrica e os componentes. Todos os ventiladores devem estar funcionando e não devem ser obstruídos. O ciclo de refrigeração deve ser verificado para garantir que está funcionando como deveria.
Um profissional precisará acessar, verificar e limpar a serpentina do evaporador e a serpentina do condensador e as lâminas para garantir a operação adequada. Durante este processo de limpeza e inspeção, problemas potenciais podem ser identificados antes que se tornem grandes problemas.
Outros aspectos da geladeira comercial também devem ser verificados para garantir que tudo esteja funcionando corretamente. Isso inclui as vedações das portas, que podem levar à perda de resfriamento e contas de energia mais altas, e o acumulador de sucção, se a unidade estiver equipada com um.
As linhas de drenagem também devem ser inspecionadas e limpas se um entupimento for detectado. Se a linha estiver vazando, uma substituição ou reparo será necessário. O óleo da unidade deve ser verificado e testado, se necessário, e a precisão do termômetro deve ser verificada. Se a unidade estiver com pouco refrigerante, será necessário preenchê-la por um profissional e reparar qualquer vazamento.
O processo de manutenção pode ser um pouco demorado e pode parecer uma despesa desnecessária várias vezes por ano. No entanto, este é apenas um custo menor e um inconveniente que aumenta a longevidade de uma unidade de refrigeração. Unidades sem manutenção adequada aumentam o consumo elétrico, podem levar a componentes com defeito e podem encurtar significativamente a vida útil da unidade. Ao manter uma unidade bem mantida, o proprietário de uma empresa pode potencialmente economizar milhares a longo prazo em reparos extensos ou substituições completas.