Competir no mundo da refrigeração industrial envolve diversos desafios e é importante estar preparado para um mercado que exige atualização tecnológica constante e incorporação das melhores práticas para garantir a eficiência do projeto.
As tendências para o setor para os anos seguintes estão focadas na eficiência dos recursos energéticos, no cuidado ambiental e na atenção pós-venda que são cada vez mais demandadas em projetos de refrigeração.
Cada final e início de um novo ano significa uma boa oportunidade para repensar suas práticas de comercialização para que sua empresa cresça.
Neste blog, mostraremos algumas estratégias que podem ser úteis para aumentar a competitividade no seu negócio de refrigeração.
A rentabilidade do seu negócio não deve ser baseada exclusivamente na obtenção de novas perspectivas de negócios. Ynosso maior valor de negócio é a confiança que você pode construir com seus clientes.
Ter clientes fiéis significa grandes oportunidades como empreiteiro de refrigeração:
Uma prática comum na indústria, especialmente na América Latina, é a cultura de entregar um projeto de refrigeração e esquecer a atenção pós-venda.
Hoje em dia, para criar confiança, você precisa promover uma cultura de serviços que permita estabelecer
relações duradouras entre sua empresa e os usuários finais de um projeto.
Os trabalhos do seu negócio são sua melhor apresentação. Mantenha evidências de suas histórias de sucesso e dos trabalhos que você realizou com clientes fiéis. Uma visão geral de sua expertise pode ser a chave para projetos melhores no futuro.
A manutenção dos equipamentos pode ser uma dor de cabeça tanto para clientes quanto para empresas de refrigeração que prestam esse serviço.
Por um lado, é difícil para um usuário final entender a necessidade e importância de criar planos de manutenção para o equipamento.
Sua empresa pode estar perdendo grandes oportunidades de negócios por causa dessa falta de cultura.
Para enfrentar este desafio, convidamos você a implementar uma série de boas práticas:
ASSUMA UMA POLÍTICA DE SERVIÇO PÓS-VENDA QUE INCLUA OFERECER POLÍTICAS DE MANUTENÇÃO EM SEU NEGÓCIO DE REFRIGERAÇÃO.
Isso permite que seu cliente tenha a confiança de que seus equipamentos funcionarão durante toda a sua vida útil de forma eficiente e sem gastos adicionais devido ao consumo de energia ou falhas gerais do sistema.
AJUDE A CONSCIENTIZAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS PROGRAMAS DE MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS STABLISHIN.
Assim, use um exemplo próximo. Um sistema de refrigeração é como um carro: sem os devidos cuidados, cedo ou tarde ele terá problemas que podem levar a danos caros. O serviço é mais barato que a substituição.
MANTENHA SEU TRABALHO DE MANUTENÇÃO DOCUMENTADO.
Mostre um antes e depois da manutenção do equipamento. A manutenção é considerada por muitos clientes finais como uma despesa; por isso é importante documentar com precisão o seu trabalho e fornecer evidências dos benefícios, pois fortalece a confiança dos clientes.
Uma dica importante para incentivar uma cultura de serviço é criar manuais de manutenção dos equipamentos instalados.
Embora cada peça de um sistema inclua um manual do fabricante, crie um da sua empresa. Ele permitirá que você seja percebido como um fornecedor que se preocupa com o desempenho do sistema.
Dessa forma, você mostra interesse no investimento de seus clientes.
Outra boa prática que pode agregar valor à sua empresa é treinar usuários regulares sobre como usar um sistema de refrigeração.
Em vários lugares, ignorar o cuidado adequado aos equipamentos leva a danos irreversíveis, assim, a capacitação de colaboradores pode ser fundamental para um investimento.
Compartilhe seus conhecimentos sobre o cuidado do sistema com seus clientes e crie um manual que defina um uso padrão para que, independentemente das mudanças no pessoal, você possa acompanhar as boas práticas.
Como dissemos no início deste artigo, os próximos desafios para o setor de refrigeração industrial exigem atualização constante em novas tecnologias que proporcionam eficiência de economia de energia e ajudam o meio ambiente.
Por isso, ter programas de treinamento e atualização de equipamentos tecnológicos é uma ferramenta tão útil para competir em um mercado de maior participação.