Materiais e Modelos dos Módulos das Câmaras Frigoríficas

As paredes das câmaras frias do tipo modular podem ser de poliuretano ou de poliestireno dentre outros materiais que possam vir a ser utilizados. Os painéis, em sua maioria, possuem revestimento de chapas de aço galvanizado e pré-pintado com espessura de, 50mm, na cor branca, conformadas com desenho trapezoidal baixo. Sob encomenda poderão ser fornecidos painéis com outros materiais de revestimento, tais como:

  • chapas galvanizadas com pintura de fundo;
  • chapas de aço inoxidável;
  • chapas de alumínio liso;
  • pintado e chapas de plástico reforçadas com fibra de vidro

Os modelos mais comuns possuem juntas do tipo Macho e fêmeo com perfil de recobrimento metálico da junta, caixas de junção com corpo de plástico e gancho em aço especialmente desenvolvido para e estruturação e estanqueidade, com aplicação de cordão de silicone pelo lado que corresponde à barreira de vapor. Entretanto, existe modelos mais modernos, especialmente utilizados em câmaras de pequeno porte, com sistema de conexão acoplados aos módulos, e com colunas para conexões de 90° entre placas.

Estes sistemas possuem montagem extremamente simplificada, mas possuem restrições dimensionais. Todos os tamanhos devem ser estipulados no momento do pedido, se houver a necessidade de implementação de câmaras fora dos tamanhos padrão, é preciso o uso de placas sob encomenda. Para o sistema mais comum, citado anteriormente é possível a realização de cortes nas placas para ajustes dimensionais, a seguir vemos imagens da montagem destes sistemas.

O poliuretano é uma Espuma rígida de poliuretano injetado com densidade média aparente de 38kg/m³. Coeficiente de condutibilidade térmica: 0,028W/m.°K. Material com retardante à chama, classe R1, conforme norma NBR 1562 da ABNT. As Espessuras Padrão são de 50mm, 80mm, 100mm, 120mm, 150mm e 200mm podendo variar de acordo com o fabricante.

Abaixo podemos verificar as características mais importantes dos painéis em poliuretano (PUR), dá-se especial importância a largura padrão que é a largura dos painéis modulares, qualquer parede deve ser
configurada através de múltiplos deste valor, ou será necessário realizar o corte de placas:

As câmaras também podem ser construídas em painéis de Poliestireno expandido com densidade média aparente de 14kg/m³. Coeficiente de condutibilidade térmica: 0,040W/m.°K. Material com retardante à chama, conforme norma NBR 11 948 da ABNT. Para este material, uma vez que a condutibilidade térmica é maior, estão disponíveis as espessuras padrão: 50mm, 75mm, 100mm, 125mm, 150mm, 200mm e 250mm.

A seleção de painéis deve ser realizada de acordo com as tabelas de seleção de espessura, diferenças entre fabricantes e qualidade de produtos são possíveis, mas os valores de transmissão térmica costumam ser bem próximos. O sistema de montagem também deve ser levado em conta e todos os acessórios de montagem devem ser escolhidos juntamente com os painéis, é devido a estas divergências na montagem que alterações e extensões de câmaras devem ser feitas com painéis dos mesmos modelos e fabricantes.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Em que posso ajudar?
Olá,
podemos ajudar?