Instruções de limpeza da Câmara Frigorífica e dicas de manutenção

Para empresas nas indústrias alimentícia e farmacêutica, desde novas empresas até empresas há muito estabelecidas, armazenar produtos e produzir com segurança em câmaras frigoríficas confiáveis ​​é uma parte importante do trabalho.

As câmaras frigoríficas oferecem uma maneira higiênica e profissional de armazenar seus pedidos a granel ou suprimentos excedentes, mas eles precisam ser cuidados para garantir que seus produtos sejam armazenados em um ambiente estéril e em condições que mantenham seus produtos mais frescos por mais tempo e seguros para o consumo humano.

Se você alugar uma câmara fria para o seu negócio, é vital que você mantenha o espaço; então aqui estão as nossas instruções de limpeza e dicas de manutenção da câmara fria .

Qual é o melhor procedimento de limpeza da câmara fria?

A higiene é vital quando se trata do preparo e armazenamento de alimentos ou medicamentos. A completa organização, manutenção e limpeza de sua câmara frigorífica é uma forma extremamente eficaz de garantir que seu produto permaneça seguro para consumo ou administração.

Como limpar uma câmara frigorífica …

Um bom procedimento de limpeza da câmara fria inclui manter o chão e as superfícies sempre limpos e limpos. Você pode usar um aspirador de pó para qualquer acúmulo de poeira no chão e limpar as superfícies com um pano, água morna e detergente neutro ou produtos especializados para limpeza de salas frias . Certifique-se de limpar qualquer derramamento e descartar produtos estragados imediatamente. Isso ajudará a prevenir o crescimento de bactérias.

Após a limpeza, você também deve verificar se a câmara fria está seca. Além de causar um piso escorregadio, o excesso de água pode ser um risco à segurança, pois cria um acúmulo de gelo na sala fria.

Com que frequência devo fazer a limpeza da câmara fria?
Existem diferentes níveis de urgência para garantir que sua câmara fria seja o ambiente mais seguro possível. Algumas tarefas em sua lista de verificação de manutenção da câmara fria devem ser realizadas diariamente, enquanto algumas tarefas de limpeza da câmara fria podem ser concluídas semanalmente, quinzenalmente ou até mesmo mensalmente.

Verificações diárias de manutenção e limpeza da câmara fria

  • Derrames devem ser limpos IMEDIATAMENTE
  • Verifique se a temperatura da câmara fria está correta para seus produtos
  • Inspecione o evaporador para um acúmulo de gelo
  • Verifique se há vazamento de óleo nos compressores na câmara frigorífica
  • Verifique os níveis de Freon na câmara frigorífica

Limpeza e manutenção da câmara fria semanal

  • Limpe as vedações da porta da câmara fria e verifique se há rachaduras e desgaste geral
  • Limpe completamente todas as superfícies e pisos com produtos de limpeza adequados para câmaras frigoríficas
  • Organize seus produtos de maneira organizada no final da semana, se necessário (de preferência, organize enquanto avança)

Manutenção Mensal de Câmaras Frigoríficas

  • Calibre a temperatura da sala fria
  • Verifique se a temperatura adequada permanece quando o armazenamento refrigerado modular está totalmente carregado
  • Limpe o evaporador e as aletas – importante para a manutenção da temperatura
  • Limpe a caixa do evaporador e todos os ventiladores de sopro
  • Verifique se as válvulas de controle estão funcionando perfeitamente
  • Verifique se o sopro reverso está funcionando corretamente
  • Verifique a função de descongelamento, pois isso é crucial para uma câmara fria eficaz
  • Realize um teste funcional do sistema para verificar se não há mau funcionamento

Uma vantagem de alugar uma câmara fria com a Dephna é que verificamos e mantemos regularmente a temperatura da câmara fria, por isso você só é responsável pela higiene interior e limpeza da sua câmara fria durante o período de uso.

Como impedir que o molde cresça na minha câmara frigorífica?

O mofo pode ser comum em uma sala fria devido à umidade do ar. Embora possa ser removido com alguns produtos de limpeza para câmaras frigoríficas de boa qualidade e graxa de cotovelo, é definitivamente melhor evitar totalmente o problema.

Quando o ar quente penetra na sua sala fria, a condensação se forma nas paredes, o que abre espaço para o crescimento de mofo. Isso pode acontecer porque o pessoal não fecha a porta da câmara fria corretamente, mas é mais comumente causado por portas e vedações rachadas ou danificadas da câmara fria, por isso é importante inspecioná-los regularmente.

Aqui estão algumas maneiras de manter sua câmara fria livre de mofo:

  • Inspecione as vedações estanques da porta regularmente e repare ou substitua quando necessário
  • Certifique-se de que uma ventilação totalmente funcional e limpa esteja disponível em sua sala fria
  • Verifique se há vazamentos e repare-os assim que forem identificados
  • Descarte qualquer alimento que já passou da data de validade para impedir a propagação de esporos de mofo
  • Evite usar papel ou madeira em sua sala fria, quando possível

Como faço para armazenar meus produtos com segurança em uma câmara fria?

Você deve organizar sua câmara fria de forma que seja fácil encontrar produtos e examinar sua saúde. Verifique todos os itens perecíveis diariamente para reduzir o desperdício de alimentos e certifique-se de não colocar nenhum pedaço de seu estoque diretamente ao lado de um ventilador, pois isso afetará negativamente o fluxo de ar frio. Tenha cuidado para não encher demais as prateleiras, pois isso também pode afetar o equipamento de refrigeração da câmara fria.

Cuidado para não deixar a porta da câmara frigorífica aberta por muito tempo, pois isso provocará um aumento da temperatura, lembrando que a temperatura ideal de uma geladeira é de 0ºC-5ºC. Armazenar produtos em uma temperatura ambiente mais de 5ºC aumentará dramaticamente a probabilidade de o alimento ou medicamento ficar exposto a bactérias nocivas.

Quais são as vantagens de alugar uma câmara fria?

Como a limpeza e a manutenção da câmara fria são importantes para garantir altos padrões de negócios, alugar uma câmara fria comercial é uma ótima maneira de eliminar grande parte do estresse da manutenção.

Nossas instalações frigoríficas já são certificadas e adequadas para uso nas indústrias alimentícias e para qualquer outro negócio que requeira um ambiente refrigerado para armazenar produtos. Eles são bem mantidos e equipados com sistemas de refrigeração de última geração. Além disso, se você enfrentar qualquer problema que requeira reparo ou manutenção devido a falhas técnicas, nós cuidaremos disso para você.

A higiene, especialmente para quem trabalha na indústria de alimentos, é uma prioridade. É por isso que nossas câmaras frigoríficas são construídas com painéis higiênicos compostos de 100 mm. Eles são construídos com o mais alto padrão e não exigem nenhum investimento de sua parte, o que os torna adequados para qualquer empresa grande ou pequena.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Em que posso ajudar?
Olá,
podemos ajudar?