Funcionamento do Sistemas de Refrigeração

O sistema de refrigeração é dividido em duas partes, considerando-se a pressão exercida pelo refrigerante. A parte de baixa pressão do sistema é composta pelo controle do fluxo do refrigerante, pelo evaporador, e pela linha de admissão. A pressão exercida pelo refrigerante nestes elementos é a pressão baixa sob a qual o refrigerante vaporiza no evaporador, esta pressão é conhecida como “pressão de baixa”. Durante as operações de serviço, esta pressão é medida na válvula de admissão do compressor.

O lado de alta pressão do sistema, compõe-se do compressor, da exaustão ou linha de “gás quente”, do condensador, do tanque de líquido e da linha de líquido. A pressão exercida pelo refrigerante nesta parte do sistema é a pressão de alta sob a qual ele é condensado no condensador. Esta pressão também pode ser chamada de pressão de condensação.

Os pontos de divisão entre os lados de alta e baixa pressão do sistema são o controle de fluxo do refrigerante, onde a pressão é reduzida da pressão de condensação para a de vaporização.

Embora o compressor seja considerado como sendo uma parte do lado do sistema de alta pressão, a pressão em seu lado de admissão e no cárter, é a pressão de baixa. A mudança de pressão, ocorre no cilindro durante o processo de compressão.

Unidade Condensadora

Composta pelo compressor, tubo de gás quente, condensador e tanque coletor, a Unidade Condensadora é construída de forma compacta. Sua função no sistema é recuperar o vapor e condensá-lo de volta ao estado líquido.

Estas unidades são classificadas conforme o agente de condensação usado para condensar o refrigerante. A unidade de condensação que usa ar como agente de condensação é chamada como unidade de condensação refrigerada por ar, enquanto que uma que utiliza a água como agente de condensação, é uma unidade de condensação refrigerada a água.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Em que posso ajudar?
Olá,
podemos ajudar?