Ano após ano, o custo da eletricidade aumenta em todos os países da América Latina, e quando as contas do poder atingem os produtores e pequenos empreendedores, inevitavelmente aponta para algo a culpar: sistemas de refrigeração.
Os requisitos necessários para realizar um processo adequado de resfriamento, pré-resfriamento e congelamento absorvem até 80% da energia elétrica. Então, se sua produção depende de processos de resfriamento… você sabe melhor do que fazemos o que um sistema ruim lhe custa.
Cada sistema de refrigeração responde às condições particulares do projeto e utiliza diferentes equipamentos e gases refrigerantes para alcançar e manter a temperatura adequada. A eficiência energética do seu sistema é determinada por dois fatores:
Um sistema de resfriamento eficiente deve garantir a maior potência de refrigeração com a menor potência possível.
Parece fácil, mas como é alcançado? Há muitos fatores a considerar para que o conhecimento de um engenheiro de refrigeração se traduza em uma conta de energia mais baixa.
Não é o mesmo para esfriar toneladas de abacaxi caiena liso do que um laboratório farmacêutico ou um canal de manipulação de carne. Embora existam sistemas de resfriamento com alta eficiência energética, isso não significa que eles são os melhores para a sua indústria. Entre os sistemas de refrigeração mais conhecidos, podemos encontrar:
Sua escolha depende das condições de sua produção e somente após uma avaliação, o consultor concordará com o melhor sistema para o seu setor.
Um sistema de resfriamento eficiente para um clima seco pode ser desastroso para ambientes úmidos, e variações são desencadeadas se considerarmos a temperatura média anual, a mudança entre estações e quão expostos ao ambiente seu equipamento de refrigeração será.
Quantos dígitos você quer que sua próxima conta ou recibo de luz tenha? Pense nisso antes de verificar os preços de um equipamento de refrigeração. Um bom projeto do seu sistema de resfriamento deve resolver tanto suas necessidades de produção quanto seus gastos com eletricidade. Entre outras coisas, os engenheiros de refrigeração irão guiá-lo:
O equipamento deve estar localizado em locais frescos, ou considerar variantes de exposição solar. É importante que as paredes e tetos tenham cores claras para reduzir o calor das instalações.
Nos últimos anos, temos visto um forte debate sobre o impacto ambiental dos refrigerantes, e sua empresa deve fazer parte desse debate. Alternativas como CO2 e amônia não só reduzem danos atmosféricos, mas também podem ajudar a aumentar a eficiência energética do seu sistema.
Ao escolher um refrigerante, seu consultor de refrigeração deve considerar as leis vigentes em seu país e fatores de segurança, como a temperatura do gás de descarga e toxicidade ou risco de inflamação.
Escolher um refrigerante é extremamente complexo e seu desempenho em seu sistema de refrigeração ajudará você a reduzir custos não só de energia, mas de outros suprimentos.