Se o seu refrigerador parece estar funcionando corretamente, pode não estar no topo da sua lista quando será a próxima inspeção em seu estabelecimento. Infelizmente, refrigeradores defeituosos podem ser a causa de algumas multas íngremes, por isso é melhor sempre preparar seu refrigerador antes que o inspetor de saúde faça uma visita. Siga estas dicas para ajudar suas chances de passar na inspeção e diminuir o risco de incorrer em multas ou ter seu estabelecimento temporariamente fechado.
Verifique a temperatura do seu refrigerador de entrada regularmente. Alimentos armazenados a temperaturas inadequadas têm maior risco de estragar, desenvolver doenças que causam bactérias ou espalhar doenças transmitidas por alimentos. Certifique-se de que há iluminação adequada em seu refrigerador. A luz de qualidade significa que a limpeza completa é mais fácil. Também significa que os produtos podem ser facilmente identificados e rótulos “vender por/ uso por” podem ser lidos claramente.
Mantenha seu refrigerador organizado e fácil de acessar. Se o refrigerador estiver superlotado ou desorganizado, torna a limpeza e a localização de produtos específicos muito difícil. Limpe os pisos regularmente e mantenha-os livres de detritos, derramamentos ou gelo. Os pisos precisam ser limpos regularmente para evitar possíveis acidentes, como funcionários escorregando em derramamentos ou gelo.
Manter os pisos limpos e secos também reduz o risco de acúmulo de mofos. Certifique-se de que suas portas estão funcionando corretamente. Se as portas não fecharem corretamente devido a problemas como juntas gastas, os alimentos podem estar sujeitos a temperaturas que aumentam o risco de deterioração dos alimentos.
Verifique os alimentos regularmente e descarte alimentos vencidos ou estragados. Certifique-se de que todos os alimentos prontos para comer sejam rotulados com uma data de uso. Alimentos podres ou vencidos podem significar multas de inspeção. Alimentos prontos para comer sem uma data de uso podem significar que os clientes estão recebendo produtos que não estão frescos.
Certifique-se de que não há ferrugem e em seu refrigerador. A ferrugem podem significar um risco para contaminar os alimentos, o que pode levar a problemas de inspeção, bem como a perda de estoque. É melhor verificar as normas de inspeção locais e estaduais para identificar outras normas de código de saúde que você e sua empresa precisam estar cientes e atender. Ter conhecimento sobre o que os inspetores de saúde podem multar você é importante e pode salvá-lo de multas caras e evitar o fechamento do seu negócio. Seguindo essas dicas você não terá problemas com as inspeções e poderá trabalhar tranquilamente sem medo.