Dentro dos sistemas de resfriamento industrial, as bobinas de resfriamento são um componente formado por tubos de diferentes materiais através dos quais um fluido passa, enquanto estes têm um contato externo com o ar ou um gás, o que permite uma troca de calor.
O fluido que passa pelas bobinas de resfriamento pode ser composto de água ou algum refrigerante.
Em um sistema de resfriamento projetado para o conforto, as bobinas de resfriamento são componentes que servem para resfriar ou aquecer o ar.
Da mesma forma, as bobinas de resfriamento são utilizadas para a desumidificação do ambiente e fazem parte do equipamento cuja função é manter o controle da umidade relativa de uma Câmara Frigorífica ou qualquer processo que exija condições específicas de umidade.
Para serem mais eficientes, as bobinas de resfriamento requerem retalhos que podem ser de diferentes desenhos, que cumprem a função de prender o calor e melhorar a troca de calor entre o fluido que está dentro da bobina e o ar ambiente.
Os flaps aumentam a superfície de troca de calor, e estes também podem ser feitos de diferentes materiais.
A separação das bobinas de resfriamento determina os níveis de temperatura que queremos alcançar para a conservação do produto. Quanto menor o número de bobinas de resfriamento por polegada, menor a temperatura.
Temperaturas negativas (-) bem abaixo do ponto de congelamento da água (0 °C) utilizam uma maior separação entre as bobinas de resfriamento. Aproximadamente 4 por polegada.
Por outro lado, temperaturas próximas a 0 °C utilizam menos separação. Aproximadamente 6 por polegada.
Bobinas de resfriamento podem ser usadas para plantas que usam turbina a gás quente e para eliminar este gás. A instalação do equipamento de bobina de resfriamento poderia aproveitar o calor emitido para outros processos que requerem esse calor para água ou outras aplicações.
Materiais mais usados em bobinas de refrigeração industrial
Os materiais mais utilizados para bobinas de resfriamento e retalhos de cobertura na indústria de refrigeração industrial são os seguintes:
Tubos de cobre-níquel, que é um metal pesado não ferroso, e retalhos de titânio que suportam o contato com água salgada são usados para aplicações que requerem alta resistência à corrosão, como é o caso da indústria petroquímica.
Muitas indústrias exigem o uso de bobinas de resfriamento como componentes essenciais para sistemas de resfriamento:
Esses componentes têm um uso generalizado na indústria e são fundamentais para quase todos os setores que requerem resfriamento em seus processos. De um equipamento de ar condicionado a petroquímicos em ambientes onde requerem substâncias de alto impacto, como o ácido sulfúrico.
As bobinas de resfriamento em suas aplicações externas são sensíveis aos danos causados pelo ambiente, por isso a limpeza e manutenção adequadas é essencial para o funcionamento adequado do equipamento.
Como um empreiteiro de refrigeração industrial, você pode integrar a manutenção regular como parte de seus serviços estabelecendo planos que fazem seu cliente ver que um estado ruim desses componentes pode aumentar seus custos de energia ou falha total de seus sistemas.