A tecnologia avançada por trás dos trocadores de calor tornou-os cada vez mais populares em sistemas de refrigeração e muitas outras aplicações. Mas as possibilidades deste dispositivo ainda não foram exploradas pelas empresas ao máximo, que na maioria das vezes desconhecem a existência e o uso de um trocador de calor contra alternativas como bobinas de resfriamento.
Na nossa opinião, ainda há muito trabalho a ser feito para a implantação deste equipamento, e todo o esforço deve ser colocado no sucesso e eficiência das indústrias que os adotam.
Sejamos honestos: nenhuma indústria ou empresa tem prioridade para encontrar um equipamento de refrigeração específico. Não são necessários condensadores, evaporadores ou mesmo trocadores de calor. O que é necessário é completamente diferente:
Resumindo, eles não estão procurando por equipamento. Estão procurando resultados. A boa notícia é que muitos desses resultados podem ser encontrados com este equipamento, sabendo assim que suas aplicações e vantagens ajudarão você a tomar melhores decisões de negócios.
Dito isso, vamos avançar para a próxima
pergunta:
Aqui está uma explicação simples: é um equipamento que ajuda a distribuir calor entre dois fluidos. Dessa forma, enquanto um ganha calor, o outro perde e qualquer um deles pode ser usado em seus processos de produção. Por exemplo, remover o calor de um refrigerante usando água fria.
Estes fluidos podem ser de qualquer tipo, da água aos gases refrigerantes.
E pode estar em contato direto ou separado com placas ou outras estruturas sólidas.
Sim. Em termos básicos, pode-se dizer que é um radiador muito sofisticado. O líquido é aquecido ao fazer contato com o motor e depois resfriado com diferentes mecanismos, para que possa ser reutilizado repetidamente.
Uma das características mais atraentes do equipamento é que ele não precisa de eletricidade para funcionar, economizando recursos consideráveis para as empresas que o implementam. O calor é transferido através dos mesmos fluidos, ajudando a reutilizar recursos de produção e consumíveis.
Sua implementação também é muito simples, já que você só precisa instalar uma unidade para fazê-la
funcionar.
Quando integrados com outros equipamentos de refrigeração, os trocadores de calor aumentam a eficiência de todo o sistema: por exemplo, alimentar os condensadores com fluidos refrigeradores e gases reduzidos em temperatura, de modo que o condensador use muito menos energia para seus
processos.
Listar todos os modelos de trocador de calor é um pouco complexo e talvez infrutífero. Eles podem ser classificados com base em muitos fatores, por exemplo:
Para efeitos produtivos, a classificação mais importante para trocadores de calor é feita considerando construção e projeto.
Após essa classificação, consideramos que o mais importante para a indústria são:
Esses tipos de unidades são muito aceitas na indústria leiteira devido às suas vantagens sanitárias. As correntes fluidas são separadas por placas onduladas. Um canal de fluxo é estabelecido entre o espaço formado pelas duas placas.
São utilizados desenhos versáteis, entre eles trocadores de placas soldadas, trocadores semi-soldados ou de placas e
juntas. As duas últimas variedades são fáceis de manter porque podem ser desmontadas.
Esse tipo de unidade é utilizada principalmente em refinarias e laboratórios químicos, embora nos últimos anos tenha sido deslocada por modelos mais recentes.
Este trocador trabalha com uma série de tubos que estão posicionados na concha cílídrica, fixando-se a cada extremidade por folhas perfuradas.
O fluido circula no interior do tubo e é direcionado por dutos ou canais.
Esta é a unidade mais simples, embora sua natureza econômica, é usada em processos básicos e é prontamente substituída por equipamentos mais sofisticados.
É formado por dois tubos concêntricos: um fluido que circula no tubo interior e outro no espaço formado entre os dois tubos.
Portanto, o volume de fluidos para esfriar ou calor geralmente é muito baixo e na produção industrial é necessário um grande número de unidades, tornando-os praticamente insustentáveis.