A importância de manutenção da Câmara Frigorífica

Tratando-se da manutenção, as manutenções preventivas e preditivas ainda são preteridas com relação à manutenção corretiva. É um consenso entre as maiores empresas no ramo de câmaras frigoríficas, é que as manutenções preventiva e preditiva geram melhores resultados tanto no desempenho quanto no aspecto econômico, com relação às manutenções corretivas.

A manutenção preventiva é a manutenção prevista para ocorrer em intervalos pré-selecionados. Alguns itens são essenciais para essa verificação, entre eles:

  • Nível de óleo do compressor. Com o sistema parado por pelo menos 5 minutos, o nível do visor do cárter deverá estar acima da metade;
  • Verificar se não permanece alguma quantidade de gelo nas aletas e na bandeja do evaporador após o término do ciclo de degelo;
  • Verificar se a tubulação do dreno está desobstruída. Após 10 minutos de degelo, deve sair alguma quantidade de água do sifão;
  • Verificar se nenhum tipo de objeto ou lixo está obstruindo a saída do sifão do dreno

Além desses itens, a AMP Engenharia recomenda o reaperto de conexões elétricas e a regulagem periódica de portas a fim de evitar frestas.

É de comum consenso que a limpeza das câmaras é de suma importância devido ao fato das câmaras estarem diretamente ligada aos alimentos. Para a realização da mesma, recomenda-se:

  • Detergente comerciais ou industriais diluídos em água na proporção de 5%;
  • Para remoção de piche, graxa, óleo, tintas e pichações pode-se utilizar solventes com precaução depois de testados em pequenas áreas;
  • Não utilização de produtos de limpeza alcalinos muito fortes, como o hidróxido de potássio, carbono de sódio, soda cáustica ou produtos fortemente ácidos ou abrasivos.

A respeito da manutenção preditiva, é recomendado o acompanhamento principalmente dos compressores e dos motores elétricos. Para se realizar esse acompanhamento, são importantes as medições e comparações com valores históricos e de referência. Assim, é possível a identificação dos componentes que estão prestes a apresentar problemas, permitindo um melhor planejamento da manutenção.

Como resultado da utilização das manutenções preventivas e preditivas comentadas anteriormente ao invés da manutenção corretiva, tem-se a redução da perda de fluido refrigerante, o aumento da vida útil de equipamentos, a redução do consumo energético, além de uma diminuição dos custos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Em que posso ajudar?
Olá,
podemos ajudar?