Tratando-se da manutenção, as manutenções preventivas e preditivas ainda são preteridas com relação à manutenção corretiva. É um consenso entre as maiores empresas no ramo de câmaras frigoríficas, é que as manutenções preventiva e preditiva geram melhores resultados tanto no desempenho quanto no aspecto econômico, com relação às manutenções corretivas.
A manutenção preventiva é a manutenção prevista para ocorrer em intervalos pré-selecionados. Alguns itens são essenciais para essa verificação, entre eles:
Além desses itens, a AMP Engenharia recomenda o reaperto de conexões elétricas e a regulagem periódica de portas a fim de evitar frestas.
É de comum consenso que a limpeza das câmaras é de suma importância devido ao fato das câmaras estarem diretamente ligada aos alimentos. Para a realização da mesma, recomenda-se:
A respeito da manutenção preditiva, é recomendado o acompanhamento principalmente dos compressores e dos motores elétricos. Para se realizar esse acompanhamento, são importantes as medições e comparações com valores históricos e de referência. Assim, é possível a identificação dos componentes que estão prestes a apresentar problemas, permitindo um melhor planejamento da manutenção.
Como resultado da utilização das manutenções preventivas e preditivas comentadas anteriormente ao invés da manutenção corretiva, tem-se a redução da perda de fluido refrigerante, o aumento da vida útil de equipamentos, a redução do consumo energético, além de uma diminuição dos custos.