5 desafios na instalação de sistemas de refrigeração industrial

Todos os desafios atuais que uma empresa enfrenta ao instalar sistemas de refrigeração industrial giram em torno de uma conectividade tecnológica cada vez maior, economia de energia e preocupações ambientais.

A indústria de refrigeração deve entregar projetos eficientes garantindo o melhor valor para o investimento. Toda instalação de um sistema de refrigeração deve levar em conta as últimas inovações para garantir a competitividade.

Para manter o melhor desempenho, todos os envolvidos no processo são responsáveis pela salvaguarda de quatro premissas básicas: manutenção especializada, supervisão, prevenção de problemas e treinamento.

Existem muitos tipos de desafios em relação aos avanços tecnológicos e sua aplicação:

1º Desafio – Quebrar tudo o que implica um sistema de refrigeração industrial para o usuário final

Quando a tecnologia muda, novos processos são aplicados e novos equipamentos são desenvolvidos. Assim, não é surpresa que o preço de um produto possa aumentar, uma vez que eles são desenvolvidos com sua utilidade e durabilidade em mente.

Como líderes de um projeto de refrigeração, é obrigatório informar o cliente final sobre as soluções técnicas e suas implicações em termos de qualidade, redução de custos de manutenção, economia de energia ou refrigeração e reparos de longo prazo, que aumentam a função ideal do sistema.

2º Desafio- Estabelecer as principais necessidades de medição e controle para operar o sistema

Durante o processo de instalação de sistemas de refrigeração, definir os principais sinais de informação necessários para saber o funcionamento ideal do sistema é de grande importância.

Alguns dos elementos básicos a serem definidos são:

  • Sensores de temperatura, umidade e pressão.
  • Controladores eficientes para o usuário final: equipamento de modem (para o sistema e controladores programáveis), ferramentas de programação, interfaces, telas remotas, conexões, etc.

Os sistemas de refrigeração precisam de controladores paramétricos, interfaces intuitivas e designs inovadores.
Entre a gama disponível do mercado a escolha de equipamentos com algoritmos inteligentes focados na economia de energia. Hoje em dia, existem recursos dedicados, como o controlador de velocidade do ventilador e reguladores de temperatura, umidade e pressão.

3º Desafio – Explicando como funciona o suporte técnico remoto para o usuário final

Hoje em dia, as indústrias têm a chance de contratar equipes de supervisão remota permitindo que o especialista em refrigeração dê assistência de engenharia controlando o sistema de qualquer lugar quando confrontado com qualquer problema ou mau funcionamento; por exemplo, problemas com o ventilador, condensador ou qualquer outra peça ou equipamento, mesmo que sejam de uma indústria diferente. A fim de corrigir remotamente tais problemas ou implementar medidas de segurança para evitar perdas, o responsável pelo sistema de refrigeração deve:

  • Detecte o problema.
  • Controle o equipamento.
  • Dê indicações ao operador do sistema.
  • Determine se é necessário que um especialista atue nas instalações da planta, cadeia comercial, fábrica, etc.

Atualmente, essas ferramentas estão disponíveis, mas muitos contratantes têm dificuldade em implementá-las devido à falta de consciência dos usuários finais sobre as vantagens que essa tecnologia implica. Entrar em contato com um especialista em engenharia de refrigeração que possa ajudar a avaliar o problema e decidir se é necessário tomar certas ações remotas para enfrentar qualquer problema.

Sem dúvida, os sistemas de supervisão remota representam uma garantia extra da equipe de refrigeração nestes tempos de conectividade.

4º Desafio – Superar erros comuns na operação de sistemas de refrigeração industrial

Um especialista em refrigeração não pode cometer erros. A indústria exige pessoal especializado com amplo conhecimento de cada um dos requisitos tecnológicos de um projeto:

  • A instalação deve ser feita sob rigorosos parâmetros técnicos de acordo com o equipamento utilizado para definir um sistema.
    As especificações do fabricante oferecem parâmetros exatos de quaisquer requisitos, recursos de instalação, potencial, etc.
  • No entanto, o responsável por tomar decisões sobre manutenção, supervisão e uso deve levar em conta os principais indicadores para escolher a melhor opção em relação aos investimentos.

A situação é semelhante à compra e manutenção de um carro em condições de topo: embora você possa ignorar pequenos problemas que não parecem importantes no momento, no final, não fazer pequenos reparos levará a reparos mais caros no longo prazo, especialmente quando se instala sistemas de refrigeração industrial.

É desafiador conscientizar sobre a importância da supervisão, manutenção dos equipamentos e o uso das ferramentas certas, mesmo que pareça uma inversão mais cara quando comparada com outras.

Em outras palavras: todo contratante deve saber como transmitir a importância de investir para o futuro para o usuário final.

5º desafio- Estabelecer alianças com especialistas em refrigeração e pedir treinamento por equipes em dia

O treinamento permite que você conheça todos esses desafios enquanto tem as ferramentas para enfrentá-los à sua disposição, para que todo o pessoal responsável por um projeto possa trabalhar em conjunto.

Uma parte importante do processo é conhecer as aplicações tecnológicas, suas vantagens e desvantagens e o melhor projeto e marcas para tal.

Nosso conselho é: Fazer alianças com especialistas em engenharia que podem ajudar seu projeto de refrigeração industrial melhorar sua qualidade, economizando tempo e dinheiro.

Hoje em dia, temos firmados alianças-chave com marcas líderes cujas inovações nos permitem ter projetos de sucesso, alcançando nossos objetivos em qualidade, economia e uma vida útil maior.

Iniciar conversa
Em que posso ajudar?
Olá,
podemos ajudar?