Tudo Sobre a Câmara de Congelamento

A câmara de congelamento, nada mais é do que um ambiente fechado, uma “câmara”, no qual se promove o congelamento de produtos, como alimentos, por exemplo.

A câmara de congelamento, para não ser confundida com câmara de congelados, é denominada também como “túnel de congelamento”, termo mais difundido atualmente. Os produtos inseridos na câmara de congelamento estão expostos a temperaturas acima de 0°C, sendo então congelados dentro da câmara e geralmente retirados logo após o congelamento, ao passo que na câmara para congelados os produtos já se encontram congelados, abaixo de 0°C, e são colocados dentro da câmara para serem armazenados em condições de conservação ideais, muitas vezes por longos períodos de tempo, como semanas e até meses.

A diferença fundamental entre a câmara de congelamento e a câmara para congelados, é que a primeira conta com um poderoso equipamento de refrigeração, que promove o congelamento rápido dos produtos e que serão logo retirados dando espaço ao congelamento de novos lotes de produtos. Em geral, a câmara de congelamento – ou túnel de congelamento – é utilizada para processamento em escala industrial com volumes significativos de produção. Ela tem, usualmente, o formato de um “corredor”, contando com duas portas nas extremidades, para facilitar o fluxo.

A indústria alimentícia é uma das que mais utiliza a câmara de congelamento. Na qual são utilizadas câmaras de congelamento para resfriamento de salgados, massas, pizzas, sorvetes, carnes, pães, entre muitos outros produtos. Em geral, o congelamento dentro desse tipo de câmara se dá em poucos minutos. A velocidade de congelamento dos produtos na câmara de congelamento pode ser selecionada, havendo a possibilidade de congelamento rápido, congelamento extra-rápido e congelamento super-rápido. Tal característica faz com que a câmara de congelamento seja um equipamento extremamente útil e vantajoso.

Iniciar conversa
Em que posso ajudar?
Olá,
podemos ajudar?