Estrutura e Pessoal para uma Fábrica de Gelo

A dimensão do empreendimento é uma decisão do empresário, entretanto, sugere-se uma área mínima de 50m² para estruturar uma Fábrica de Gelo. O espaço deve ser bem planejado para não atrapalhar o fluxo de atividades e ainda proporcionar boa iluminação e ventilação.

A estrutura deverá contemplar:

1. Área destinada à fabricação de gelo em cubos;

2. Área de fabricação de gelo em barras;

3. Área de fabricação de gelo em escamas;

4. Setor de embalagem;

5. Área para as câmaras frias – armazenamento;

6. Área para carga e descarga;

7. Expedição e escritório.

8. Instalações sanitárias.

Pessoal

Uma Fábrica de Gelo precisa de profissionais que exerçam as funções de administrador, encarregado de fabricação de gelo, representante comercial e motorista.

É possível terceirizar o serviço de motorista. O empreendedor de avaliar o custo / benefício da terceirização. Para amenizar os custos iniciais com folha de pagamento, convém optar pela contratação de uma equipe enxuta. É possível começar com quatro pessoas sendo o Empresário e mais 3 funcionários, desde que os quatro profissionais reúnam as competências necessárias para tocar o empreendimento:

Administrador

  • Ter capacidade para lidar com imprevistos;
  • Reconhecer e definir problemas;
  • Atuar preventivamente;
  • Ter raciocínio lógico, crítico e analítico;
  • Ter conhecimento de gestão empresarial;
  • Possuir habilidade de relacionamentos;
  • Possuir habilidade para negociar;
  • Ser proativo
  • Possuir inteligência emocional para lidar com possíveis conflitos;
  • Possuir disciplina.

Encarregado de fabricação do gelo

  • Conhecer e saber utilizar as máquinas e instrumentos de fabricação de gelo;
  • Possuir inteligência emocional para lidar com possíveis conflitos;
  • Ser disciplinado;
  • Possuir capacidade de planejamento e organização;
  • Possuir iniciativa e cooperação;
  • Ser capaz de trabalhar em equipe;
  • Possuir foco em resultados.

Motorista

  • Possuir atitude positiva em relação ao ato de dirigir automóvel;
  • Possuir atitude positiva em relação ao cumprimento da legislação de trânsito;
  • Possuir atitude positiva em relação à segurança no trânsito;
  • Possuir atitude fortemente positiva em relação ao automóvel;
  • Possuir forte altruísmo no trânsito;
  • Possuir conhecimento da legislação de trânsito;
  • Possuir conhecimento de direção defensiva;
  • Possuir grande habilidade na condução de automóveis;
  • Manter bom relacionamento interpessoal;
  • Manter asseio pessoal;
  • Demonstrar flexibilidade;
  • Zelar pelo bom estado das encomendas transportadas;
  • Possuir força física;
  • Evidenciar ética profissional;
  • Possuir inteligência emocional para lidar com possíveis conflitos;
  • Ser disciplinado;
  • Possuir capacidade de planejamento e organização;
  • Possuir iniciativa e cooperação;
  • Ser capaz de trabalhar em equipe

Representante Comercial

  • Conhecer as características do produto;
  • Ter uma ampla rede de relacionamentos;
  • Ser simpático e empático;
  • Saber ouvir;
  • Possuir habilidade de negociação
  • Possuir capacidade de organização;
  • Ser disciplinado;
  • Possuir inteligência emocional para lidar com possíveis conflitos.

A Lei Federal nº 4.886/65 disciplina a atividade de representação comercial e estabelece a não existência de relação empregatícia entre representante e empresário. A relação com o representante comercial é estabelecida por meio de contrato, onde pode se estabelecer compromisso de exclusividade ou não. A capacitação de profissionais deste ramo de negócio deve estar direcionada para o desenvolvimento das competências citadas acima.

Os funcionários responsáveis pela fabricação e transporte do gelo deverão ser orientados quanto ao uso de Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s. O controle sobre o uso desses equipamentos deve ser rígido, de forma a prevenir acidentes.

Os níveis salariais básicos são definidos pelos sindicatos de cada região e categoria, a partir daí o empresário deverá manter políticas que remunerem adequadamente os empregados, considerando-se os níveis de competências pessoais.

Recomenda-se a adoção de uma política de retenção de pessoal, oferecendo incentivos e benefícios de natureza financeiros ou outros. Assim, a empresa poderá diminuir os níveis de rotatividade e obter vantagens como a criação de vínculo entre funcionários e clientes e ainda a diminuição de custos com:

  • recrutamento e seleção,
  • treinamento de novos funcionários,
  • custos com demissões.

O(s) proprietário(s) do negócio deverá estar presente em todas as operações da empresa, acompanhando a linha de fabricação de gelo, e a gestão administrativo-financeira da empresa.

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