Dicas de negócio para montar uma fábrica de gelo

O candidato a empresário no segmento de fábrica de gelo deve entrar neste negócio consciente de que terá que estar presente tempo integral, devendo atentar que seu desprendimento com horário, inclusive aos sábados, domingos, feriados, dia e noite, pois o consumidor normalmente não tem horário para se interessar pelo consumo de gelo.

O empresário também deverá integrar a gestão das diversas áreas da empresa principalmente no início das atividades do novo empreendimento, tanto na parte comercial, quanto operacional e na gestão financeira do negócio.

Com a tendência mundial de preservação ambiental, o empreendedor deverá inserir-se nesse mercado visando a valorização dos recursos naturais, principalmente por considerar que a sua matéria-prima – água – atualmente é um bem natural em processo de escassez e por isso mesmo deverá respeitar esse importante recurso bem como toda a sociedade consumidora. Assim o empreendedor deverá investir na possibilidade de produção do gelo ecológico.

O empreendedor de uma fábrica de gelo precisa contar com o apoio de um químico respeitado e com amplos conhecimentos técnicos e científicos sobre análise de água, visando produzir gelo puro e altamente adequado para consumo humano.

Glossário

Lay-out: distribuição de mobiliário, máquinas e outros itens que compõe uma empresa, com vistas a deixar o ambiente o mais agradável possível, tendo um amplo aproveitamento de espaços.

Microbiológicos: é o estudo dos micróbios, vem da microbiologia.

Poroso: área que tem poros (micros orifícios das fôrmas).

Sazonal: são intervalos entre as quatro estações ou também relativo a períodos de busca por grande grupos de pessoas por uma mesma região.

Termodinâmica: Parte da física que investiga os processos de transformação de energia e o comportamento dos sistemas nesses processos.

Vítreo: que tem aspecto de vidro.

Gelo em Escamas: apropriado apenas para resfriamento e conservação de bebidas ou alimentos.

Entidades em Geral

As instituições organizadas podem fornecer informações importantes sobre o negócio em estudo. Normalmente elas fazem pesquisas e disponibilizam dados de mercado que podem contribuir no desenvolvimento da ideia de negócio.

ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento. www.abrava.com.br.

ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. www.anvisa.gov.br

INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial. www.inmetro.gov.br

IPEM – Instituto de Pesos e Medidas. www.ipem.sp.gov.br.

Fonte: SEBRAE

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